Controle de qualidade
O controle Interno de Qualidade é o Controle Intralaboratorial. O grau de reprodutibilidade de um método é avaliado pelo controle interno da qualidade. Nesse caso, o laboratório executa diariamente a análise de amostras-controle de valores conhecidos dosadas simultaneamente com as amostras dos pacientes. Os valores observados não necessariamente necessitam ter o mesmo valor numérico no decorrer dos dias, porém devem apresentar resultados muito próximos entre si, garantindo que o sistema analítico está mantendo um bom nível de reprodutibilidade dia após dia. Através do controle interno pode-se avaliar o funcionamento confiável e eficiente dos procedimentos laboratoriais para fornecer resultados válidos, que possam contribuir eficazmente no estabelecimento do diagnóstico pelo clínico.
O Controle Interno da qualidade tem a finalidade de garantir a reprodutibilidade (precisão), verificar a calibração dos sistemas analíticos e indicar o momento de se promover ações corretivas quando surgir uma não conformidade.
Para o controle interno do teste de Trigliceridios foi utilizado uma amostra controle Qualitrol 1H, que é um produto que contem uma concentração conhecida do analito em questão.
REFERENCIAL TEÓRICO
A dosagem dos Triglicérides no sangue, juntamente com o Colesterol e suas frações, é empregada principalmente para avaliar os riscos de Doença Arterial Coronariana (DAC).
Triglicérides, ou triglicerídeos, são um tipo de gordura, composto por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos. Os triglicérides são a principal forma de estocagem de energia dos animais. Os triglicérides são tipos de gorduras que podem ser produzidas pelo organismo ou ingeridas através dos alimentos. Assim como o HDL, LDL, os triglicérides quando encontram-se em níveis alterados no sangue podem causar prejuízos à saúde, principalmente se este aumento estiver associado ao aumento das frações de colesterol citadas.
Níveis elevados de triglicérides na corrente