Filme "A onda"
Anarquismo e autocracia são formas de governo totalmente contrária, enquanto a autocracia é um governo baseado nas convicções de uma só pessoa, o anarquismo é basicamente contra qualquer ordem hierárquica que não seja livremente aceita pela maioria. A autocracia significa a partir dos radicais gregos autos (por si próprio) e kratos (poder), poder por si próprio. É uma forma de governo, na qual há um único detentor do poder. Pode ser um líder, um comitê, uma assembléia, etc. O governante tem controle absoluto em todos os níveis de governo sem o consentimento dos governados. O sentido do termo tem uma denotação histórica concreta e política que convergem em muitos pontos. O anarquismo surgiu na metade do século XIX, defende uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
O nazismo e o fascismo são formas de governo totalitaristas, existindo até o Nazifacismo que é uma forma extrema de fascismo, sendo que fascismo é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista que vê a violência política, a guerra, e o imperialismo como meios para alcançar o rejuvenescimento nacional e afirma que as nações e raças consideradas superiores devem obter espaço deslocando aquelas consideradas fracas ou inferiores, já o nazismo vem de Nazi, que é a abreviação de Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que de socialista não tinha nada. Seu líder chamava-se Adolf Hitler e o partido adotou como símbolo a “suástica”, uma cruz encontrada em diversas tribos.
O filme “A onda” retrata os pontos autocráticos, anarquistas, fascistas e nazistas realizada pelo professor e seus alunos.
Quem representa líder autocrático no filme é o professor Wenger, na semana de projetos sobre anarquia, que é uma doutrina que defende uma sociedade baseada na liberdade total, porém