controle de qualidade
CORROSÃO
A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos.
A corrosão pode incidir sobre diversos tipos de materiais, sejam metálicos como os aços ou as ligas de cobre, por exemplo, ou não metálicos, como plásticos, cerâmicas ou concreto.
A ênfase aqui descrita será sobre a corrosão dos materiais metálicos. Esta corrosão é denominada corrosão metálica.
Os Problemas de Corrosão
Selecionar material com inadequada resistência à corrosão para uma determinada aplicação pode ser um oneroso. Perdas diretas e indiretas que podem resultar de um ataque corrosivo podem ser:
- Quebra de equipamento e prejuízos.
- Substituição prematura de equipamentos com reflexos no custo industrial.
- Necessidade de projetos superdimensionados para suportar os efeitos da corrosão: exemplo aumento nas espessuras, diâmetros etc.
- Paralisação inesperada do equipamento causando transtornos no planejamento de produção. - Perda de um produto (exemplo, se uma tubulação de um sistema hidráulico desenvolve um vazamento devido a uma corrosão induzida, contaminando o produto ).
- Perda de eficiência (exemplo, produtos gerados pela corrosão diminuem a velocidade de transferência de calor em um sistema de resfriamento )
Algumas destas perdas indiretas podem custar mais que a diferença de preço entre um material que teria uma performance satisfatória e outro que não. Portanto é importante considerar o potencial de perdas indiretas devido à corrosão quando for feita a seleção do material a ser aplicado. Corrosão também constitui um significativo risco de segurança quando a falha ocorre em partes críticas de um meio de transporte.
Além dos aspectos econômicos e segurança, corrosão é importante do ponto de vista de conservação de recursos de materiais.
CLASSIFICAÇÃO DOS PROCESSOS DE CORROSÃO
Dependendo do tipo de ação do meio corrosivo sobre o