carandiru
Continente Africano
O Continente Africano compreende inúmeros países, cada qual com uma realidade distinta do outro e portanto, com cozinhas também diferenciadas. Um traço bastante característico dessas cozinhas é o condimento, presente nas mesas dos mais diversos países.
Dentre os condimentos mais comuns destacam-se as pimentas, as diferentes espécies, o tomilho, a páprica, os aromáticos e as especiarias. Outro alimento presente na cozinha da
África é a galinha.
Na Libéria por exemplo, o prato nacional é um refogado de galinha com outras carnes, arroz, pimenta e tomate,
Na Guiné é um goulach de galinha e carneiro, temperado com pimenta, tomilho, alho e manteiga de amendoim.
Marrocos é o país da galinha grelhada servida com azeitonas e da galinha com grão de bico.
E um dos maiores representantes da culinária do Senegal é a galinha com molho de manteiga de amendoim, também muito apreciada no Congo.
O norte do continente é a área de domínio do cuscuz. Na Tunísia pode ser acompanhado de carneiro, enquanto que na Argélia é de carne de vaca e em Marrocos de frango.
Existem outras variações de um lugar para outro:
Caldo de carne
Caldo de legumes
Leite e Açúcar
Mel
Passas de uva
Tâmaras
Bem ao sul do continente, ingleses e holandeses que exerceram forte domínio sobre a região acabaram também influenciando a culinária da
África do Sul.
E uma das heranças que o colonizador branco deixou para os habitantes daquele país foi o molho chutney, prepado com frutas, condimentos aromáticos e especiarias, empregado para acompanhar carnes.
Cozinha Regional do
Continente Asiático
Os chineses foram os primeiros a mostrar que a cozinha depende tanto da educação do gosto do consumidor, como do talento dos cozinheiros, que atingiram uma rara sutileza na utilização das cores.
Os chineses mostraram-se ao longo do tempo, muito imaginativos e