Carandiru
Filme: Carandiru
Personagem: O filme contém vários personagens que contam suas histórias, mas o principal personagem-narrador é o Dr. Drauzio Varella.
Narrador: Dr. Drauzio Varella, narra os fatos que ele escutou dentro da cadeia.
Enredo: O enredo do filme é a história de vida de alguns preso que ali estavam durante esse tempo em que o médico ficou por lá, até o dia em que houve a tal rebelião, deixando 111* mortos.
Tempo:
Lugar: Casa de Detenção de São Paulo - Carandiru
História:
A história se passa no ano de 1989 onde em um trabalho de prevenção a AIDS leva o médico para dentro do Carandiru.
O filme conta várias histórias de seres humanos que por algum motivo tem que pagar pelos seus atos, também mostra o dia-a-dia de cada um dentro do presidio.
E entre um atendimento e outro ficava sabendo das histórias dos presos, curiosidades e ate casos engraçados que os levaram para a cadeia.
Esclarecendo alguns dos mitos de uma cadeia, como por exemplo o da violência, que era presente sim todos os dias, mas contida pelos próprios detentos, que lá tinha um condigo de conduta que devia ser seguido a risca por todos que ali estavam encarcerados. Uma dessas leis era o crime que eles haviam cometido aqui fora, o tratamento de um traficante, assaltante de banco era totalmente diferente de um estuprador, que tinham que ficar em celas separadas, pois por mais que estavam no mesmo lugar por ter cometido um crime, muitos dos preso ali tinham família, e não aceitavam isso, punindo com espancamento ou ate mesmo a morte. Outro ponto é o respeito com pessoas doentes e homossexuais, considerados como “mulher de cadeia”, havendo até mesmo casamento entre eles.
Em outubro de 1992 acontece a rebelião, o ponto crucial do filme é o jogo de futebol, que segundo o filme foi o que desencadeou a tal da rebelião do pavilhão 09 que ocasionou as mortes. Uma briga por causa de um campeonato interno de futebol acabou resultando numa das maiores chacinas já