Controle de Motor de Passo
Os motores de passo fazem parte de uma infinidade de aplicações modernas como impressoras, máquinas automatizadas, equipamentos automotivos, disco rígido e outras que exigem movimentos precisos.
Para acionar os motores é preciso usar configurações apropriadas que incluem as etapas de potência de acionamento e os circuitos de controle para o interfaceamento.
Usando se circuitos discretos para essas etapas, têm-se o problema do espaço ocupado ser maior, além do aumento do custo, por isso é utilização do micro-controladores nessa aplicação torna-se cada vez mais comum. Micro-controladores de 8,16 e 32 bits que já contenham as etapas de excitação para motores de passo são os ideais para o desenvolvimento de projetos que os utilizem.
Uma aplicação interessante para os controles de motores de passo é em painéis de instrumentos de automóveis, onde eles são usados para movimentar agulhas indicadoras de funções tais como velocidade, rotação do motor, etc.
Um micro-controlador ideal para esse tipo de aplicação é o MB90F598 da Fujitsu (WWW.fujitsumicro.com), que permite a calibração em separado para controlar o indicador de velocidade, nível de combustível e rotação do motor.
Em application Note disponível no site da Fujitsu (basta agitar na busca do Google o nome do componente para achar esse documento) depois de uma boa explicação sobre o principio de funcionamento dos motores de passo, temos análise do uso do micro-controlador no controle desses motores.
Nesse aplicativo descreve-se se o interfaceamento do micro-controlador com um motor de passo, mas para se fazer o interfaceamento com mias de três motores o procedimento é o mesmo.
O micro-controlador usado é do tipo MB90F598 de 16 bits, que pode ser obtido da própria Fujitsu numa placa de avaliação. O ambiente de desenvolvimento é o SOFTUNE e no documento encontramos as instruções de programação para essa aplicação, que ficarão armazenada na memória flash do micro-controlador.
Não