controle de microbiologia
2. Agente Físico
3. Agente Químico
Controle de Microrganismo
Introdução
A importância do controle de microrganismos é prevenir a transmissão de infecção e doenças, a contaminação ou crescimento de microrganismos patogênicos e a deterioração e danificação de material. Através deste controle visa-se: reduzir o número de microrganismos patogênicos a um nível tal que o organismo possa controlar a infecção com suas próprias defesas; interromper o ciclo de contaminação.
Procedimento
O controle de microrganismos se refere às diferentes formas de matar ou remover os microrganismos, reduzir o número e inibir o crescimento. O método de escolha depende do tipo de material que contém o microrganismo. Este controle pode ser feito através de métodos físicos e métodos químicos.
Os métodos físicos são muito utilizados para promover a descontaminação a desinfecção e a esterilização. Os métodos mais utilizados para atingir estes objetivos usam como principio o calor, autoclave, pasteurização, as radiações e a filtração. Método químico são substâncias químicas de origem natural ou sintética usadas para eliminar ou inibir o crescimento dos microrganismos. de acordo com seu efeito nos microrganismos podem apresentar: inibição do crescimento ou morte do microrganismo. Alguns exemplos é a desinfetantes, coeficiente Fenólico e antissépticos.
Resultado
No processo realizado feito no laboratório foi obtido o seguinte resultado de alguns métodos físico e químico:
I. ultra violeta ( UV ) radiação
Ploriferação da bacteria : 0
II. dedo sujo ( DS )
Ploriferação da bacteria: 4 colonias, 3 de cor amarela, 1 de cor branca III. sabonete ( S ) remoção
Ploriferação da bacteria: 4 colonias branca
IV. alcool 70º ( A ) bactericida Ploriferação de bacteria: 1 colonia cor branca com uma especie de núcleo no