carta mãe
A Carta Magna foi considerada como direitos humanos, e importantes no desenvolvimento da democracia moderna e também na luta para estabelecer os direitos civis.
O Brasil em quase dois séculos foi sete Constituições.
A primeira carta teve surgimento na Inglaterra durante a idade média, a chamada Magna Carta Libertada.
Em 1824 Surge a primeira e mais duradoura Constituição Brasileira, onde mantém o Brasil livre de Portugal, mas ficou longe de dar liberdade aos Brasileiros.
Nessa época o Império era unitário, ou seja, na forma de uma Monarquia e o poder era herdado de Pai para Filho.
Por volta de 1891 o Brasil passa por grandes transformações, a fim de manter a ordem o progresso, surge uma nova constituição Brasileira e estabelece o Presidencialismo como governo. Uma grande evolução para o país.
Na tentativa de modernizar o país em 1930 houve muitas crises políticas, não só no Brasil como no mundo inteiro, nesta época quem governava o país era Getulio Vargas de forma centralizadora, dissolve o Congresso Nacional e as Assembleias Estaduais e Municipais e concentra em suas mãos o poder do Executivo e do Legislativo.
Em 1932 Houve a Revolução Constitucionalista com o objetivo de obrigar a Getulio Vargas a reconstitucionalizar o país.
E em 1934 surge uma nova constituição com o intuito de modernizar o país. O regime democrático que assegurou a nação, a liberdade, bem estar, a justiça, pela primeira vez se volta para o Brasil. A nova constituição manteve as eleições diretas para presidente da republica, mas com mudanças importantes, o voto passou a ser secreto e todos maiores de dezoito anos podiam votar, inclusive as mulheres, um avanço no código eleitoral de 1932. Mas analfabetos continuavam excluídos.
Getulio Vargas deixa o congresso Nacional em 1937 e outorga uma nova constituição dando inicio ao Estado Novo, o presidente é a autoridade