Só entre nós - Abelardo e Heloísa (resumo)
SÓ ENTRE NÓS – ABELARDO E HELOÍSA
• Heloísa tem 15 anos. Ela põe um anúncio no jornal procurando um amigo que goste de música clássica, poesia e arte. Ela se acha estranha e se sente solitária por gostar dessas coisas. Sente-se como se fosse “de outro planeta”.
• Abelardo tem 16 anos, é um rapaz tímido, solitário e sonhador. Ele escreve poesias. Se refugia na Internet para tentar encontrar algum amigo. Todos o acham muito estranho, inclusive sua mãe, Dona Maria Amélia. Ela o leva a psicólogos e psiquiatras, e acha que ele precisa ser internado para tratar seus problemas.
• Abelardo responde ao anúncio de Heloísa e escreve um e-mail para ela, dizendo que não quer namoro nem compromisso, só quer tentar ser amigo de alguém que o entenda e que goste das mesmas coisas que ele. Abelardo conta que já tentou se corresponder com outras pessoas, mas que nunca conseguiu ter alguma amizade que durasse mais de um ano. Ele propõe à Heloísa que além dos e-mails eles troquem cartas, pois acha emocionante ficar esperando que a carta chegue, que o carteiro venha entregá-la, gosta de ver o papel e a letra da pessoa que escreveu. Ele diz que Abelardo não é o seu verdadeiro nome, mas não conta o seu nome real para Heloísa, pois ele o acha comum e sem graça (o nome verdadeiro dele é Carlos Alberto Peçanha).
• Heloísa responde ao e-mail de Abelardo contando um pouco sobre a vida dela. Diz que tem 15 anos, que estuda piano desde os 5 anos, que não fuma nem bebe, que usa sempre tênis e calça jeans, que gosta de ler e de escrever. Conta também que gosta de histórias de amor e que é romântica, mas que também não quer namoro ou compromisso, só quer a amizade de alguém que não a ache tão estranha, que goste das coisas que ela gosta e que a entenda. Diz que aceita escrever cartas de vez em quando.
• Abelardo escreve uma carta para Heloísa. Pela carta vê-se que ele mora no Rio de Janeiro. Nesta carta Abelardo manda para Heloísa um poema que ele mesmo