Meus
2955 palavras
12 páginas
Análise e Relatório do Filme Stealing Heaven (Em nome de Deus)" Tua voz, que sempre me sujeitou aos seus encantos, conservava até nos murmúrios sonoridades tão quentes, acentos tão cheios de ternura que eu chorava de satisfação com a cabeça apoiada ao teu peito. "
(De Héloïse para Abélard - século XII)
APRESENTAÇÃO
A presente dissertação volta seu foco de interesse na análise e produção do relatório do filme, Stealing Heaven, lançado no Brasil com o nome de “Em nome de Deus”, do diretor Clive Donner, de 1988.
No século XII, Abelard, representado pelo ator Derek De Lint, um respeitado filósofo e professor em Paris, é contratado para ser o tutor de Heloise, representado pela atriz Kim Thomson. Rapidamente eles se apaixonam, mas precisam manter seu relacionamento escondido de todos porque Abelard está comprometido com o celibato. Até a descoberta de seu romance, fogem e tem um filho, Astrolábio, casam-se em segredo em uma capela de Notre Dame sem troca de alianças ou beijo, mas por conta da pressão da sociedade, em relação às chacotas para o tio de Heloise, este decide castigar Abelard, mandando arrancar seu órgão sexual, que por sua vez resigna-se e aceita essa provação “Em nome de Deus”, volta-se a Igreja e pede a Heloise que faça a mesma coisa.
Assim, o filme retrata um pouco da sociedade medieva, onde o Santo Ofício mantém as rédeas da sociedade, subjugando os desejos individuais, e onde vemos o nascimento da universidade e o afloramento da filosofia.
1. DADOS GERAIS
1.1 Ficha Técnica:
Título no Brasil: Em nome de Deus
Título Original: Stealing Heaven
País de Origem: Inglaterra / Iugoslávia
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento: 1988
Direção: Clive Donner
Produção: Andros Epaminondas, Simon MacCorkindale
Roteiro: Chris Bryant
Fotografia: Mikael Salomon
Trilha Sonora: Nick Bicat
Edição: Michael Ellis
Design de Produção: Voytek Roman
Figurino: Phyllis Dalton
Efeitos Especiais: Willy Neuner