O Diálogo Entre a Razão e o Pecado nas Correspondências de Abelardo e Heloísa
Resenha sobre o livro "O Diálogo Entre a Razão e o Pecado nas Correspondências de Abelardo e Heloísa" de Ana Luiza Mendes. Ixtlan: São Paulo, 2013.
Sobre a autora
A obra "O Diálogo Entre a Razão e o Pecado nas Correspondências de Abelardo e Heloísa" lança luz para a história de um dos casais medievais mais conhecidos por seu relacionamento amoroso e trágico. Para conhecer a história que aconteceu em Paris é preciso romper com a ideia da obscuridade da vida medieval, visto que a historiografia já tem demonstrado o fim deste rigor de interpretação com trabalhos como o de Baschet. E é por meio do manuscrito Historia Calamitatum Mearum e pelas cartas trocadas entre Abelardo (1079 - 1142) e Heloísa (1101-1163), fontes utilizadas para o trabalho, que o leitor observará como havia intensa vida cultural, social e individual nesse período.
A cidade medieval na Europa ocidental é descrita pela autora como um ambiente fervilhante, pois conjugava mundos e culturas diversas: guerreiros, mestres, clérigos, e todo o tipo de gente convivia lá onde a vida terrena e a celestial, conforme o pensamento religioso predominante, andavam lado a lado. A junção destes elementos propiciou o desenvolvimento comercial e cultural - cito como um dos mais importantes, a recepção das obras Aristotélicas. A difusão das traduções dessas obras contribuiu para o surgimento das universidades, dentro das quais se desenvolveu uma importante atividade intelectual: a escolástica, compreensão racional da verdade religiosa a partir tanto da consulta às autoridades cristãs, quanto aos filósofos judaicos ou árabes.
Paris, no século XII, era um centro importante de desenvolvimento de ideias e foi numa de suas escolas de ofícios que ensinou Pedro Abelardo, brilhante professor de Filosofia e Teologia. Ele era um argumentador quase invencível já que sua vida era devotada ao ensino e estudo da Lógica, rendendo-lhe fama e