Microbiologia - controle microbiologico
2 OBJETIVO Entender o funcionamento dos agentes físicos e químicos e diferenciar os termos do controle biológico.
3 METODOLOGIA
3.1 Agentes Químicos
A placa de petri com ágar foi divida em quatro quadrantes (Fig.1A), após a placa foi incubada à 35-37°C por uma semana, após esse périodo foi feita a leitura da placa, quanto ao tamanho, coloração, borda, relevo após foi feito também a análise morfotintorial em microscopia optica de uma colonia selecionada presente no quadrante 1.
A[pic] B [pic]
Figura 1. Esquemas ilustrativos da execução das práticas na placa de petri com o ágar (A) Agentes Químicos e (B) Agentes Físicos.
3.2. Agentes Físicos A bacteria Proteus mirabilis NEWP 0133 foi semeada em placa de petri com estriamento simples. A cultura bacteriana foi colocada em banho-maria em diferentes temperaturas (Fig.1B), após a execução de todas as inoculações os meios foram incubados à 35-37°C.
3.3 Coloração de Gram Uma alçada da colônia foi transferida através de um esfregaço para uma lâmina que em seguida foi passada na chama do bico de Bunsen para fixação do mesma. Em seguida os devidos corantes, Cristal Violeta após um minuto o verso foi lavado com água corrente, Lugol (1 minuto) lavar o verso, Álcool absoluto por 15 segundos, após lavar com água corrente o verso. Por ultimo o esfregaço foi coberto com o corante fucsina por cerca de 30 segundos, lavar e secar o verso. Feita a identificação da célula corada na objetiva de imersão (100X).
4 RESULTADOS
4.1 Resultados do controle microbiologico dos agentes químicos e físicos.
Tabela 01. Classificação