controle de estoque
O gerenciamento de estoques tem papel relevante dentro das empresas, pois o controle de custos e as formas para manter seus produtos sempre próximos do mercado consumidor alvo fazem parte das estratégias das organizações modernas para se manterem competitivas. O ponto fundamental da gestão operacional da empresa está nos setores de compras e estoques, pois é necessário saber quanto comprar, qual 2 estoque mínimo de segurança para evitar falta de produtos bem como para não investir excessivo capital de giro em produção desnecessária.
A atividade de gestão visa ao gerenciamento dos estoques por meio de técnicas que permitam manter o equilíbrio com o consumo, definindo parâmetros e níveis de ressuprimento e acompanhando sua evolução. Dessa forma esse artigo busca identificar: como a ampliação dos centros de distribuição pode influenciar no gerenciamento dos estoques? Esse estudo será feito com base na análise das mudanças ocorridas na gestão de estoques de uma Industria de Alimentos do Espírito Santo, que a pedido da Diretoria não será divulgado seu nome. O presente artigo tem por objetivo demonstrar como a ampliação dos centros de distribuição (CD) podem melhorar o nível de serviço ao cliente, mesmo que isso implique maiores custos.
No primeiro momento é feita uma revisão bibliográfica sobre gerenciamento de estoques que define a maximização dos recursos de caixa da empresa para aquisição de produtos a serem vendidos ou transformados, de forma a não gerar falta ou excesso de estoques, evitando perda de negócios ou imobilização de recursos financeiros desnecessários. Uma adequada margem de compras dos estoques é fundamental para a saúde financeira da empresa.
A segunda parte do trabalho discorre sobre a referida Industria de Alimentos, objeto de um estudo de caso que compõe este artigo. As informações sobre a gestão de estoque da empresa foram obtidas por meio de uma entrevista ocorrida em 20/05/2002 com o Coordenador de Planejamento, e por