O Vendedor Diamante
6º SEMESTRE - CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Apostila I: Introdução ao estudo da
Controladoria
PROFA. ESP. DANIELE CAROLINE MACHADO
1. CONTROLADORIA
Antes de definir é importante entender que a controladoria se deriva da contabilidade de custos. A contabilidade de custos tem como finalidade custear os produtos fabricados ou serviços prestados, a controladoria faz uso destes dados apurados pela contabilidade de custos com a finalidade de controle empresarial.
Segundo dicionário Michaelis (2011) o termo “controladoria” refere-se a um órgão responsável por exercer controle numa organização. O objeto do controle são os procedimentos, as rotinas e os custos, pois mediante o controle dos procedimentos e rotinas os custos também são controlados.
Ao se referir à controladoria é importante lembrar que os dados utilizados são dados gerenciais, ou seja, apurados separadamente dos dados oficiais contábeis que são usados para informação ao fisco. Assim também a controladoria é responsável pela elaboração dos relatórios gerenciais. Esse fato deve estar sempre em mente quando o assunto for controladoria. 2. FUNÇÕES DO CONTROLLER
Atualmente, as funções e atribuições da controladoria diferem de empresa para empresa, dependendo do porte e da estrutura organizacional, a controladoria pode ser encontrada nos mais diversos níveis da administração, assim como pode atuar de diferentes formas.
Basicamente, a controladoria é exercida de duas diferentes formas:
Primeira: É a mais comum e muito semelhante à função de um "contador geral", situando-se na estrutura organizacional como órgão de linha e subordinando-se diretamente ao diretor financeiro. Suas atribuições básicas são semelhantes à de um "contador geral" ou "gerente de contabilidade", que se responsabiliza pelo conteúdo das informações geradas nos diversos setores que a ele são subordinadas. Em muitos casos, o profissional que ocupa esse cargo é um ex-contador que