CONTROLE DE ESTOQUE
Estoques são bens que ficam armazenados na empresa pelo fato de não terem sido utilizados (no caso dos materiais) ou comercializados (no caso de produtos acabados). 1.1 DEFINIÇÃO DE ESTOQUE
O estoque pode ser definido como o volume de bens disponíveis para uma produção futura, tratando-se de matérias que deverão ser transformados. Quando o estoque se refere a bens produzidos, as quantidades não comercializadas correspondem ao estoque de produtos elaborados. Em qualquer dos dois aspectos, os estoques são bens que ser destinam à posterior comercialização. Eles são sensíveis ao tato e contem valor intrínseco. Os estoques representam um dos elementos mais importantes do ativo circulante por sua contribuição fundamental à obtenção dos lucros. Por esse motivo seu controle está no centro da gestão financeira. 1.2 TIPOS DE ESTOQUE
Estoque de Produtos Acabados – São aqueles que já sofreram algum tipo de transformação e estão prontos para serem comercializados. Ex: Pão.
Estoque de Matérias-Primas – São aqueles que deverão sofrer algum processo de transformação industrial. Ex: Farinha de trigo para elaborar o Pão.
Estoque de Materiais Auxiliares – São aqueles usados na elaboração do produto acabado, mas não fazem parte da integrante do mesmo. Ex: Material de manutenção da Maquina que fábrica o Pão.
Estoque de Matérias em Processamento – São aqueles que já se encontram em faze de produção, mas ainda não foram completamente transformados. Ex: Massa pronta pra fabricação do Pão.
Estoque de Peça pra Manutenção ou Ferramentas: São os elementos necessários pra auxiliar na fabricação. Ex: Peça para o Forno Industrial e as respectivas ferramentas.
1.3 CARACTERISTICAS DO ESTOQUE
Os estoques podem ser classificados como Mercadorias, no caso de uma atividade de intermediação comercial, ou como Matérias, no caso de atividade industrial. As