Controle de documentos e registros
Como citado na seção 3.2, a isso 9001:2008 reduziu bastante, em relação as edições anteriores, a exigência por procedimentos documentados. A obrigatoriedade existe apenas quando o texto da normal disser “um procedimento documentado deve ser estabelecido”.
Mas como muitas as vezes os documentos do sistema da qualidade vão além de poucos procedimentos, torna-se necessário um procedimento para o controle de documentos e registros. Esse procedimento é tão necessário que a isso 9001:2008 manteve a exigência por procedimentos documentados para controle de documentos e controle de registro.
O controle de documentos é importante, pois é preciso que se garanta que:
- os documentos em circulação foram analisados e aprovados, incluindo revisões e alterações de documentos já existentes.
- os documentos em circulação sejam identificáveis
- os documentos desatualizados não sejam utilizados
- novos documentos ou novas revisões sejam prontamente disponibilizadas aos usuários desses documentos.
- haja um controle sobre documentos em circulação, no que se refere a local ou áreas funcionais em que os documentos se encontram, quais documentos, revisões e versões vigentes, numero de copias e outras informações pertinentes ao controle da circulação dos documentos
- os documentos de origem externa considerados necessários para a gestão da qualidade sejam identificados e tenham sua distribuição controlada
No caso de registros gerados pela organização, o procedimento de controle deve garantir esses registros sejam mantidos em condições de serem recuperados para consultas, na medida da necessidade.
Na edição de 2008, a isso 9001 esclarece em nota que o único documento pode conter procedimentos que atendam a mais de um requisito, assim como o cumprimento de um requisito da isso 9001 pode estar explicitado em mais de um documento, permitindo maios flexibilidade na elaboração da documentação do sistema de qualidade.