A história do Fluminense
Feira de Ciências
Agrotóxicos
Turma 118
Gustavo Geovane
A fundação do clube
O esporte que chamamos futebol
A origem do futebol surgiu na China antiga e era chamado de “Kemari”. Muito popular, era jogado por 16 jogadores, divididos em dois times. O objetivo principal do jogo era passar uma bola entre duas estacas fincadas no chão.
Na Grécia antiga relatos históricos descrevem que o povo praticava o “Epyskiros”, um jogo disputado com uma bola feita de bexiga de boi, coberta por uma capa de couro. Os romanos copiaram as regras e criaram o “Harpastum”.
Na Inglaterra, onde o esporte foi aperfeiçoado, passou a ser praticado em grande escala. O jogo inglês era muito violento e não tinha regras definidas. Somente em meados de 1860, surgiram os primeiros regulamentos como: o número de participantes, o tamanho do campo – 80/120m – e os gols feitos de dois pares de postes com largura de 1m, chamados de arcos. O gol acontecia quando a bola, feita de couro, cruzava as duas traves. Na França e na Itália, esportes parecidos também surgiam. Os franceses tinham o “Soule” e os italianos o “Calcio”, surgido a partir de uma briga entre grupos de oposição política na cidade de Florença. Somente no século XIX o futebol se tornou mais organizado. Em 1860 apareceram os primeiros clubes que promoviam campeonatos. A rivalidade era grande, mas ainda não haviam regras comuns. Cada equipe queria jogar com as suas normas. Para a criação de um regulamento unificado, representantes de clubes, capitães de equipes e dirigente de escolas reuniram-se e formaram, em outubro de 1863, a Football Association. A entidade foi na verdade a precursora da International Football Association Board, mais conhecida como International Board, responsável desde 1886 pela regulamentação e modificação das regras do futebol. Em 1868 os ingleses criaram a figura do árbitro, que no início tinha que comandar os jogos aos