História e Imprensa no Vale do Paraíba Fluminense no século XIX
Antonio Carlos da Silva
Doutorando PPGH/UERG
Orientadora: Tânia Maria Bessone da Cruz Ferreira e-mail: antonivoz@yahoo.com.br
Resumo
O presente trabalho tem a finalidade de propor uma discussão sobre a possibilidade de se estudar o Vale do Paraíba sob o enfoque da História Política analisando suas complexas relações sociais e políticas através da imprensa que emergiu na região.
Palavras-chave: História Política, Vale do Paraíba e Imprensa
The present work aims to propose a discussion on the possibility of studying the Paraíba Valley with a focus on political history analyzing its complex social political relations through the media that emerged in the region.
Keyword: Political History, Paraíba Valley and Press
O historiador Durval Muniz1 em seu livro fez um grande exercício para demonstrar como a escrita da história veio se desenvolvendo durante os anos. Longe de nós tentarmos simplificar um exercício tão grande feito por ele, mas a visão de que a história é a arte de reinventar o passado (pela escrita) nos serve neste momento para propormos um exercício que nos transportará até o ano de 1864 no Vale do Paraíba, na cidade de Valença na Província do Rio de Janeiro.
É domingo 4 de março de 1864 e o fazendeiro veio para cuidar de alguns negócios e se inteirar dos assuntos sobre a política local. Desta vez veio sem a esposa e sem as filhas, pois sua estadia na casa da cidade não passará de dois dias. Depois de voltar da missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória o fazendeiro chega a sua casa bem localizada no centro da cidade e vai ler as noticias de O Valenciano. O jornal traz noticias da Corte, anúncios de médicos, advogados, escravos fugidos e um folhetim, mas a noticia que mais o interessa é aquela que diz respeito às eleições que acontecerão em setembro próximo. O mandado do Barão do Rio Preto está acabando e todos estão certos que ele se reelegerá e