aaaaa
O RISO ensaio sobre a significação do cômico
segunda edição
ZAHAR EDITORES
RIO DE JANEIRO
Título original: Le Rire
Traduzido da 375º edição francesa, publicada em 1978 por Presses Universitaires de France, de Paris, França
Copyright © 1940 by Presses Uniyersitaires de France
Direitos reservados.
Proibida a reprodução (Lei nº 5.988) tradução: Nathanael C. Caixeiro
Ph.D. em Filosofia, Universidade do Texas
capa: Eliane Stephan diagramação: Ana Cristina Zahar composição: Zahar Editores S.A.
1983
Direitos para a língua portuguesa adquiridos por
ZAHAR EDITORES
Caixa Postal 207, ZC-00, Rio que se reservam a propriedade desta versão
Impresso no Brasil
INDICE
Prefácio
Este livro encerra três artigos sobre o Riso (ou antes, o riso suscitado sobretudo pelo cômico) anteriormente publicados na Revue de Paris. (Revue de
Paris, 19 e 15 de fevereiro, 19 de março de 1899.) Ao reuni-los em livro, indagamos se devíamos examinar a fundo as idéias dos nossos predecessores e fazer uma crítica rigorosa das teorias do riso. Pareceu-nos que a nossa exposição se complicaria desmesuradamente, resultando num volume desproporcional em relação ao tema enfocado. De resto, verificava-se que as principais definições do cômico haviam sido já discutidas por nós explícita ou implicitamente, embora de maneira resumida a propósito deste ou daquele exemplo que nos evocavam algumas delas. Limitamo-nos, pois, a reproduzir nossos artigos. Acrescentamos tão-somente uma lista dos principais trabalhos publicados sobre o cômico nos 30 anos antecedentes.
Depois disso publicaram-se outras obras alongando-se, pois, a bibliografia a seguir oferecida. Mas nenhuma modificação fizemos no livro propriamente dito, exceto, entretanto, certos retoques na redação. Sem dúvida, os diversos estudos citados esclareceram em vários pontos a questão do riso.
Mas o nosso método, que consiste em determinar os processos de produção do cômico, contrasta