Laboratório de Química - Corrosão
1 – POLARIZAÇÃO
A polarização é a alteração do potencial de um eletrodo. Essa alteração acontece por causa das variações de concentração, sobre voltagem dos gases ou alterações de resistência ôhmica. A polarização diminui a corrente entre anodos e catodos, se o fenômeno não acontece-se seria quase um curto circuito. Os metais têm resistências elétricas baixas assim como o eletrólito, dessa forma ficaria sobre responsabilidade da resistência dos contatos, por isso da importância da polarização.
Promovendo a aproximação dos potenciais das áreas anódicas e catódicas e a polarização produz aumento na resistência ôhmica do circuito, limitando a velocidade do processo corrosivo.
Pode-se dizer que a polarização diminui as taxas de corrosão na pratica. Pois se as pilhas de corrosão ocorressem ativamente essas seriam bem maiores.
Quando a corrosão é controlada predominantemente pela polarização nas áreas anódicas, o eletrodo foi controlado pela polarização anódica. Já quando é controlada nas áreas catódicas, o controle é pela polarização catódica. E o controle em ambas áreas, a polarização ôhmica.
Normalmente o controle é misto das reações de corrosão.
1.1 – POLARIZAÇÃO POR CONCENTRAÇÃO
Condição em que a taxa de reação é controlada pela difusão no interior da solução.
Este tipo de polarização ocorre freqüentemente em eletrólitos parados ou com pouco movimento.
O efeito de polarização resulta do aumento de concentração de íons do metal em torno da área anódica (baixando o seu potencial na tabela de potenciais) e a rarefação de íons H+ no entorno da área catódica.
1.2 – POLARIZAÇÃO POR ATIVAÇÃO
Condição em que a taxa de reação é controlada pela etapa da reação eletroquímica que se processa a uma taxa mais lenta.
Este tipo de polarização ocorre devido a sobrevoltagem de gases no entorno dos eletrodos.
1.3 – POLARIZAÇÃO ÔHMICA
A polarização ôhmica ocorre devido à precipitação de