corrosão
Este trabalho tem como objetivo, apresentar algumas técnicas utilizadas para monitorar a corrosão visando o aumento da vida útil do equipamento a integridade , resistência ao meio e segurança. Dentre os métodos de ensaio estudados estão:
Ensaios de Laboratório
Ensaios de Campo
Ensaios de Serviços
Ensaios de corrosão – Taxa de Corrosão
Desenvolvimento
Ensaios de corrosão utilizados para caracterizar a agressividade de um determinado meio corrosivo e fornecer fundamentos básicos para o controle da corrosão. Materiais metálicos sofre corrosão influenciada por vários fatores que modificam o ataque químico ou eletroquímico, significa dizer que não existe um único método de ensaio de corrosão.
Figura-1
Ensaios de Corrosão
Os ensaios podem ocorrer no laboratório ou no campo, depende do ensaio de corrosão. Ensaios de laboratório são utilizados pequenos corpos-de-prova bem definidos, a composição do meio corrosivo é fixada com exatidão, pode-se manter constate as condições e acelerar o processo, para se conseguir resultados mais rápidos. Os ensaios de campo, a peça a ser testada está submetida diretamente ás condições reais do meio corrosivo, e os resultados desses ensaios são mais demorados, pois suas condições de ataque são variadas e muitas vezes não controláveis. Os ensaios de laboratórios são uteis para:
Estudar o meio do mecanismo do processo corrosivo;
Indicar o material metálico mais adequado para determinado meio corrosivo;
Determinar os efeitos que os matérias metálicos podem ocasionar nas características de um determinado meio corrosivo, como, por exemplo, contaminação por produtos de corrosão em processamento, transporte e armazenamento:
Ensaio de controle para se fabricar um material metálico resistente á corrosão em determinados meios corrosivos: Determinar se um metal liga ou revestimento protetor satisfaz as especificações de um ensaio de corrosão: