1213757867078

1435 palavras 6 páginas
Gestão do Conhecimento

Definição Gestão do conhecimento
A Gestão do conhecimento possui o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.
Comparação entre as definições
Utilizando a gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo beneficio, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
A partir da metade do século XIX, houve, contudo um grande progresso tecnológico e de invenções cientificas. A informação passou a ser usada cada vez mais nos processos operacionais.
Nos tempos atuais, as novidades trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação tornam obsoletos sistemas operacionais e inovação em curtíssimo espaço de tempo. Além disso, o trabalho das pessoas nas organizações exige cada vez mais habilidade cognitiva, aprendizagem e gestão efetiva do seu conhecimento. Vivemos assim, num período em que é preciso desaprender para poder aprender qualquer coisa. Uma organização precisa abandonar grande parte do que aprendeu em seu passado para poder desenvolver e estar apta a adquirir novos conhecimentos.
Nesse sentido, a gestão adequada do conhecimento e do processo de aprendizagem nas organizações atua como instrumento de destruição, criação, disseminação e compartilhamento de conhecimento, fornecendo todos os elementos necessários para a promoção da destruição criativa, e, sobretudo, da vantagem competitiva para as empresa, numa era em que a

Relacionados