controladoria
A Controladoria é uma área de atuação relativamente nova no Brasil e ainda não esta consolidada. Isso acontece, entre outras razoes, porque tanto a literatura quanto a pratica empresarial demonstram divergências quanto as principais funções, atividades, responsabilidades e formas de organização da controladoria.
Johnson e Kaplan discutem que na década de 1980 a Contabilidade Gerencial tinha atingido uma situação indesejável porque os acadêmicos estavam ocupados demais desenvolvendo modelos altamente sofisticados, porem em cenários de produção estilizados e simplificados, como considerando que as empresas possuíam uma única linha de produtos, não sendo comparável aos fenômenos organizacionais reais. O sistema da Contabilidade Gerencial não apenas deixava de fornecer informação relevante, como, também, desviava sua atenção de fatores críticos para o desempenho (BORNELLI et al.,2005,p. 1-2).
Os principais desenvolvimentos da Contabilidade Gerencial estariam, a partir de então, focados em três principais áreas: mensuração de custos de produto, controle de processos e desempenho gerencial. Na área de mensuração de custos de produto, controle de processos e desempenho gerencial. Na área de mensuração, por exemplo, o modelo de Custeio Baseado em Atividades (ABM),que utiliza os princípios do ABC e se concentra na gestão de atividades como o caminho para melhorar o retorno da entidade . No que se refere ao desempenho gerencial nota-se o suprimento do Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de coordenação estratégica, vinculando as ações operacioanis a quatro perspectivas diferentes: financeira, satisfação dos clientes, processos internos e capacidade de aprendizagem da organização.
Alguns autores desenvolveram pesquisas empíricas para avaliar se os artefatos mais modernos utilizados pela Contabilidade Gerencial tem sido capazes de complementar ou substituir as pratica tradicional. Chenhall e LANGFIELD-Smith (1998) conduziram um estudo que