EXERCÍCIOS - SEMANAS GESTACIONAL, PARTO E LACTAÇÃO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA:
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
TRABALHO DE EMBRIOLOGIA
SEMANAS GESTACIONAL, PARTO E LACTAÇÃO
1 – Explique o processo de formação da linha primitiva.
RESPOSTA: Na 3ª semana ocorre a formação da linha primitiva. São células do epiblasto que fazem parte de sua formação. A formação Da linha primitiva ocorre no sentido cefálico. Sobre a linha há um sulco, o sulco primitivo, através do qual as células migram. Na extremidade cefálica do embrião forma-se o nó primitivo. Com o crescimento da notocorda e do embrião, a linha primitiva regride, porém não no sentido caudal. Células mesenquimais migram da linha primitiva formando: fibroblastos, condroblastos e osteoblastos. A linha primitiva permanece até a quarta semana, depois torna-se uma estrutura na região sacrococcígea do embrião.
2 – Como ocorre a formação da notocorda? Por que este processo é tão importante? Se durante a sua formação ocorrer algum acidente ou mesmo uma falha na formação, quais as consequências?
RESPOSTA: O primeiro acontecimento que indica o processo notocordal é a migração de células mesenquimais que migram cefalicamente do nó e da fosseta primitiva formando este cordão celular mediano. A fosseta primitiva logo se estende para dentro do processo notocordal formando assim o canal notocordal, este processo é agora um tubo celular que estende-se, cefalicamente do nó primitivo até a placa precordal. O assoalho do processo notocordal irá agora se fundir com o endoderma intra-embrionário do saco vitelino subjacente, estas camadas que foram fundidas degeneram-se gradualmente levando ao aparecimento de aberturas no assoalho do processo notocordal permitindo a comunicação do canal notocordal ao saco vitelino.
3 – Quais são as fases da neurulação? Qual a importância da neurulação para a nêurula (embrião)?
RESPOSTA: Fases da Neurulação:
Placa Neural;
Tubo Neural;
Crista Neural;
Sômitos.
Esse processo é importante para a nêurula (embrião), porque dá