Controladoria
Segundo Oliveira Hernandez Silva (2009), a controladoria deve exercer um papel preponderante, apoiando e fornecendo subsídios para os diversos gestores no planejamento e controle das atividades operacionais, comerciais, financeiras, administrativas, tributárias etc., por meio da manutenção de um sistema de informações que permita integrar as varias funções e especialidades.
A necessidade de monitorar, controlar e avaliar as etapas dos fluxos operacionais da organização é evidente para que se possa otimizar o resultado da organização como um todo, por isso, a colaboração de todos os setores organizacionais no fornecimento de todas as informações ao setor de controladoria é primordial para que a missão da controladoria de zelar pela continuidade das entidades seja cumprida.
Oliveira Hernandez Silva define que a missão da controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa por meio da definição de um modelo de informações baseado no modelo de gestão.
Armando Catelli divide a controladoria em duas vértices: a primeira como ramo do conhecimento responsável pelo estabelecimento de toda base conceitual e o segundo como órgão administrativo responsável pela disseminação de conhecimento, modelagem e implantação de sistema de informação. Para tanto, a atuação do controller exerce uma grande influência na organização, pois cabe a ele fornecer informações, assessorar os gestores, desenvolver um planejamento baseado no sistema de informação e orientar para as devidas mudanças.
“Alguns conhecimentos são essenciais ao controller, como uma visão clara, global e particularizada do negócio. Conhecimentos de sistemas de informações são igualmente requeridos, como, também, uma sensibilidade no trato de questões humanas e sociais na organização, pois agregar informações