controlador logico programavel
Ladder Logic é a linguagem de programação mais comumente usada, mas não é a única. A seguir temos algumas linguagens que são usadas para programar um CLP. Ladder Diagram (LD) ou Ladder Logic- linguagem de programação gráfica. A programação Ladder Diagram abrange funções como contadores, temporizadores, registradores de deslocamento (Shift Registers) e operações matemáticas.
Function Block Diagram (FBD) - Diagrama de Blocos Funcionais - A linguagem gráfica para representar o sinal e os fluxos de dados através de blocos de função re-utilizáveis. FBD é muito útil para expressar a interligação de algoritmos de controle do sistema e da lógica.
Structured Text (ST) - Texto Estruturado - A linguagem de texto de alto nível que incentive a programação estruturada; suporta uma ampla gama de funções padrão e operadores. Por exemplo:
If Speed1 > 100.0 then
Flow_Rate := 50.0 + Offset_A1;
Else
Flow_Rate := 100.0; Steam := ON
End_If;
Instruction List (IL) - Lista de Instruções: uma linguagem que é baseada em linguagens semelhantes à lista de instruções encontradas em uma ampla gama de PLCs de hoje.
LD R1
MPC RESET
LD PRESS_1
ST MAX_PRESS
RESET: LD 0
ST A_X43 Sequential Function Chart (SFC) – Gráfico de Funções Seqüenciais - ou Grafcet - Um método de programação de sistemas de controle complexos em um nível mais estruturado. Um programa de SFC é uma visão geral do sistema de controle, em que os blocos básicos são arquivos de programa inteiro. Cada arquivo de programa é criado usando um dos outros tipos de linguagens de programação. O SFC coordena grandes tarefas de programação complicadas em tarefas menores e mais administráveis.
Linguagem STEP 5
Permite ao usuário representar o programa de automação, tanto em linguagem LADDER, D.I.C. e L.I.S.. Isso facilita o manejo da linguagem a um amplo círculo de usuários, na confecção e modificação