documento rodrigo
RODRIGO AMARAL BAIRROS
ÉLITON SILVEIRA DE OLIVEIRA
CONHECIMENTO DE PESQUISA
Novo Hamburgo
2013
RODRIGO AMARAL BAIRROS
ÉLITON SILVEIRA DE OLIVEIRA
CONHECIMENTO E PESQUISA
Universidade Feevale
Instituto Ciências Sociais Aplicadas e
Administração
Metodologia Cientifica
Professor Benicio
Novo Hamburgo
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 CONHECIMENTO
Ao se iniciar o presente estudo, torna-se importante destacar a capacidade que os seres vivos tem de se adaptar para manter a sua sobrevivência e os seres humanos além disso tem a capacidade do pensar, assim podendo conviver e estudar a realidade. Dentro desse contexto, cabe citar Santos (2001, p. 31) ao dizer que: “Além das características comuns aos seres vivos, o homem possui a capacidade especial de pensar, o que lhe possibilita não apenas conviver com a realidade, como também conhecê-la. Conhecer a realidade significa compreende-la e explica-la.” Conhecimento pode ser adquirido de varias formas, como em estatísticas, informação, dados e muitas outras formas.
2.1 PROCESSO
A relação entre os dois autor, eh que ambos tem no seu processo o sujeito e objeto bem definido, como sujeito sendo o homem ou conhecedor e o objeto os fatos, coisas algo que foi conhecido.
O processo tem dois elementos básicos, sujeito e objeto, sendo o sujeito o atribuído de conhecer, assim sendo o homem, já o objeto tem a finalidade de se o conhecido pelo homem, como fatos, fenômenos e coisas. (Santos, 2009, pag.31)
2.2 POSSIBILIDADES
As possibilidades do conhecimento levaram ao surgimento duas correntes básicas e antagônicas na historia da filosofia. O ceticismo e o Dogmatismo, no primeiro consiste em negar de forma total nossa possibilidade de conhecer a verdade, já na segunda demonstrar a clara possibilidade da verdade.
No ceticismo o filosofo grego Górgias afirmava que “o ser não existe, se existisse não poderíamos conhecê-lo; e se pudéssemos conhecê-lo, não poderíamos comunica-lo