Controlador do nível de um depósito
Rui Coelho
Introdução
Problema Proposto
Apresentação De Resultados
Anexos
Bibliografia
Introdução
Este trabalho tem por objectivo para além de solucionar o problema proposto, compreender os fundamentos básicos da hidrodinâmica, nomeadamente os que se aplicam neste caso concreto. A hidrodinâmica é uma componente da mecânica de fluidos que tem por base o estudo do escoamento dos fluidos.
No caso vertente, um depósito com orifício na base, e considerando os pressupostos de que o fluido (água) no depósito é incompressível e que as paredes desse mesmo depósito são verticais, temos que a velocidade de escoamento, é calculada pela equação n.1.
Equação n.1
Em que φ é o coeficiente de velocidade (para a água é de 0,97), g a aceleração da gravidade e h a altura do nível de água no depósito. Um outro conceito importante é o do fluxo do volume, calculado pela equação n.2.
Equação n.2
Em que ε é o coeficiente de contracção, no caso 0,62 (orifício de arestas vivas) e A o diâmetro do orifício.
Problema proposto
Manter o nível de água constante num tanque vertical com 0,254m X0,254m; a água flui através de um orifício no fundo do tanque a uma taxa de (equação n.3.):
Equação n.3
Em que C é a constante do orifício (0,7 fornecida pelo docente), h a altura do nível de água pretendido (0,2286 m) e Ao é a área do orifício, calculada pela equação n.4. Equação n.4
Os valores de C e de Ao devem ser tais que o débito seja / s, uma bóia com uma área transversal a calcular, está ligada a uma válvula reguladora, conforme figura n.1.
Figura n.1
Em condições de equilíbrio, a força exercida pela água, tendente a fechar o circuito é equilibrado pela força da mola. O