Tarifas energia
É uma tarifa composta com quatro valores diferenciados de acordo com o horário do dia (na ponta e fora de ponta) e a época do ano (período seco e período úmido), além de um valor fixo (função da tensão) para qualquer nível de demanda de potência contratada. Esta tarifa é opcional para fornecimento de tensão inferior a 69kV.
Em outras palavras, a tarifa verde é aplicada considerando a seguinte estrutura tarifária:
Demanda de potência (kW): uma tarifa única, qualquer que seja o dia ou o período do ano.
Obs.: Pela resolução 479, após o terceiro ciclo de revisão tarifária periódica, que ocorrerá em novembro de 2013, só haverão tarifas de consumo de energia para os horários de ponta e fora ponta.
Consumo de energia (kWh): uma tarifa para horário de ponta em período úmido uma tarifa para horário fora de ponta em período úmido uma tarifa para horário de ponta em período seco uma tarifa para horário fora de ponta em período seco
O valor da tarifa de consumo na ponta é significativamente maior que o valor da tarifa fora da ponta, o que faz com este modelo seja atrativo quando é controlado o consumo no horário de ponta.
Tarifa Azul
A tarifa azul é compulsória para fornecimento de energia em tensão igual ou maior que 69 kV. Opcional pode ser aplicada para fornecimento de tensão inferior a 69kV.
É uma tarifa composta que se baseia no nível de consumo de energia e no nível da demanda de potência. Assim, em relação ao consumo, ela apresenta tarifas diferenciadas de acordo com o horário do dia (na ponta e fora de ponta) e a época do ano (período seco e período úmido); e em relação à demanda, apresenta tarifas baseadas apenas no horário do dia (ponta e fora de ponta).
Em outras palavras, a tarifa azul é aplicada considerando a seguinte estrutura tarifária:
Demanda de potência (kW): uma tarifa para horário de ponta uma tarifa para horário fora de ponta
Consumo de energia (kWh): uma tarifa para horário de ponta em período úmido uma tarifa para horário fora de ponta em