Leitura do filme Edifício Master
Leitura do filme Edifício Master
Edifício Master é um documentário brasileiro de 2002, dirigido pelo cineasta Eduardo Coutinho, sobre um antigo e tradicional edifício situado em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, que tem 12 andares, 23 apartamentos por andar e em média 500 moradores. O filme se caracteriza pela forma direta na sua produção, sem a utilização de muitos efeitos.
Edifício Master prova que com criatividade e talento se pode fazer um bom filme com poucos. Na produção, o diretor e sua equipe alugaram um apartamento no prédio e literalmente moraram lá, com a intenção de que ocorresse uma ambientação entre a equipe que produzia o documentário e os moradores. Apesar de o Edifício estar localizado em uma área nobre da cidade do Rio de Janeiro, em Copacabana, a maioria de seus moradores pertence às classes médio-baixa e baixa. Os moradores são pessoas provenientes de diversos locais e origem, com diferentes idades e histórias de vida, mas habitando todos em um mesmo local. Sendo que estes mesmos moradores raramente se veem e às vezes nem sabem da existência um do outro. O documentário consiste em uma série de entrevistas com esses moradores, montando um painel de histórias e personagens incrivelmente fascinante. A começar pelo síndico Sérgio, responsável por transformar o Master, que era um prédio de péssima reputação, em um local familiar. Ficamos sabendo através dele do passado de prostituição e crime do prédio, e de sua verdadeira cruzada para restaurar a dignidade do prédio. É um recurso inteligente iniciar o filme com histórias do prédio, situando o espectador no universo que o filme quer retratar, segue uma moradora antiga que conta um pouco dos casos policiais e logo as histórias começam a ter um foco mais pessoal e é aí que o filme segura a atenção do espectador e não larga mais.
A partir desse ponto não há mais ligação entre fatos e moradores, mas nesse aparente caos, o que interessa ao espectador é