Automação industrial
2.2.1 RESERVATÓRIO
É empregado para o acúmulo e distribuição da água, bem como acumular parte da água disponível nos períodos chuvosos, para compensar as deficiências nos períodos de estiagem, exercendo um efeito regularizador das vazões naturais. Geralmente existem três tipos de reservatórios: tubular, figura 1, taça, figura 2 e cilíndrica, figura 3, [3].
2.2.1.1 TUBULAR Seu formato cilíndrico, Figura1, é alto e possibilita a inserção de propagandas. Altura e design marcantes, variando de 7 a 18 metros. Capacidade: 2.000 a 150.000 litros [4].
Figura 1 Reservatório de agua tipo tubular [4]
2.2.1.2 TAÇA Específico para armazenamento de água potável para consumo humano, Figura2. Destinado a abastecer um grupo restrito particular e também para amplo uso público. Construídos em chapas de aço carbono de baixa liga e desenvolvidos por siderúrgicas. [4].
Figura 2 Reservatório de agua tipo taça [4]
2.2.1.3 CILINDRICO Menor custo por litro armazenado, fácil remoção e transporte. Recomendado quando não necessita de obter grande pressão na saída do reservatório, bem como para locais de uso temporário. Apoiado sobre os pés e com fundo cônico. Capacidade: 2.000 a 150.000 litros.
FIGURA 3 Reservatório de agua cilíndrico[4].
2.2.2 TUBULAÇÕES
A tubulação de alta pressão de FRP é um produto novo, feito de fibra de grande resistência e resina epoxy, sob o processo do enrolamento. Possui boa resistência de alta pressão e de corrosão, bem como vida longa de serviço.
A instalação e transporte são leves, a conexão de parafuso é fácil e possui boa selagem.
A fricção possui coeficiente pequeno e nenhum depósito é feito dentro da tubulação. As caraterísticas hidráulicas são excelentes e evitam o acúmulo de sujeira.[5]
FIGURA 4 Tubulação de alta pressão FRP [5]
2.2.3 VALVULAS DE CONTROLE MOTORIZADA
São equipamentos usados em tubulações, entradas e saídas de vasos e de tanques, em várias aplicações diferentes,