Álcool
O álcool é de um ponto de vista químico, o composto orgânico que contém o grupo hidroxilo unido a um radical alifático ou a algum dos seus derivados. Neste sentido, tratando-se de um composto, existem diversos tipos de álcoois.
Na linguagem do dia-a-dia, dá-se o nome de álcool ao composto químico etanol, também chamado álcool etílico. Trata-se de um líquido incolor e inflamável cujo ponto de ebulição é de 78ºC.
*Produção
O processo de produção do álcool consiste nas seguintes etapas:
- O caldo misto extraído das três moendas é enviado a um tanque de onde se faz a divisão do caldo para o processo de açúcar e álcool.
- O caldo enviado para o processo de álcool, após sair do tanque pulmão, passa por um processo de peneiragem em peneiras estáticas para retirada do sólidos em suspensão (bagacilho). A seguir, esse caldo é bombeado para um trocador – regenerador de calor a placas (2) AX 30, onde é aquecido de 30ºC para 65ºC em contra corrente com o caldo clarificado/pré – evaporado, ou seja, ao mesmo tempo em que o caldo misto é aquecido, o caldo clarificado/pré-evaporado é resfriado proporcionalmente.
- O caldo misto aquecido a 65ºC e segue para o processo de dosagem, onde o caldo passa por um processo de correção de pH, elevando-o de 5,5 para 6,8.
- Após a correção de pH, o caldo misto passa a se chamar caldo dosado, que é enviado para oito aquecedores horizontais, onde é aquecido de 65ºC para 105ºC. Este caldo a 105ºC sofre um flasheamento no bolão de flash para a retirada do ar de seu interior e vai para os decantadores (2 decantadores com capacidade de 850m3 cada).
- Nos decantadores, o caldo sofre o processo de clarificação, onde ocorre a separação, por um lado do caldo clarificado e por outro lado do lodo.
- O lodo segue para um tanque pulmão de lodo e, a seguir, é enviado para os filtros rotativos a vácuo, de onde se obtem o caldo filtrado e a torta.
- O caldo filtrado se recicla no processo, mais especificamente na dosagem,