contribuições dos Projetos de letramento
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LETRAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - PROFLETRAS
SANDRA MARIA MENDES SOUZA E MELO
PROJETOS DE LETRAMENTO
O letramento ancorado na pedagogia de projetos
DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PROFESSORA: GLÁUCIA NASCIMENTO
RECIFE
2013
Projetos de letramento
1. Conceituando projetos
Etimologicamente, a palavra projeto deriva do latim, projectus, particípio passado de projícere, significando algo como um jato lançado para frente. Projetar significa a antecipação de uma ação futura, é tanto aquilo que é proposto a realizar-se quanto o que será feito para atingir tal meta, ou seja, não é uma simples representação do futuro que se detém ao campo das ideias, mas sim, um futuro a se fazer, ideias possíveis de se transformarem em atos. Estamos naturalmente, o tempo todo, projetando nossas ações futuras, desde a hora em que acordamos, quando pensamos nas maneiras possíveis de realizar nossas tarefas do dia a dia, como a roupa adequada para vestir, o transporte que utilizaremos ao sair, o melhor caminho para chegarmos ao nosso destino, até os mais íntimos projetos de vida, que para uns pode ser conseguir um bom emprego, ter a casa própria, fazer uma viagem... todas essas ações são consideradas projetos. Machado, 2000, p.36, afirma que:
[...] tanto quanto o ar e os alimentos são imprescindíveis para a manutenção da vida em sentido biológico, os projetos o são para a existência de uma vida plena em sentido humano. Continuamente os projetos nos impulsionam para frente, nos mantêm vivos. (MACHADO, 2000, p.36)
2. A pedagogia de projetos
Essa perspectiva de ensino aprendizagem tem suas bases há mais de um século e suas concepções permanecem na iminência de serem postas em prática. O americano John Dewey (citado por Kleiman; Ceniceros; Tinoco; 2013, p. 70), considerado o precursor da pedagogia de projetos1 traz essa