Refletindo sobre alguns aspectos na gestação a partir do filme "o que esperar quando você está esperando"
Resumo
O presente artigo tem como objetivo fazer uma relação entre, os conteúdos apresentados e discutidos em aula com o filme “O que esperar quando você está esperando”. Faremos uma breve análise do filme que apresenta na sua trama a história de alguns casais e suas gestações em diferentes contextos em que estão inseridos, utilizando como base teórica o material disponibilizado durante as aulas expositivas.
Palavras-chave: Maternidade, Paternidade
Summary
This article aims to make a relationship between the content presented and discussed in class with the film "What to Expect When You're Expecting." We will make a brief analysis of the film that features in your plot the history of some couples and their pregnancies in different contexts in which they are inserted, using as a basis the theoretical material provided during lectures.
Introdução
A gravidez é um momento de grande importância materna e paterna, pois, trás consigo uma série de fatores psicológicos, biológicos, sociais, culturais e financeiros, entre outros, que implicam na mudança de comportamentos e sentimentos dos futuros pais diante de uma nova realidade tanto individual como familiar.
“O nascimento de um filho provoca uma neoformação psíquica nos pais, indicando que a inclusão do bebê no psiquismo parental produz mudanças profundas e irreversíveis”. (Stern, citado por Zornig. Sílvia, 2012. p.17)
Nas páginas a seguir, apresentaremos algumas destas mudanças identificadas no filme “o que esperar quando você está esperando” com base na literatura já publicada sobre a gestação e suas formas de ser experienciada, diferentes de acordo com as singularidades e contextos em que cada casal está inserido.
Discussão
Segundo Brazelton e Cramer (1992), o período gestacional é uma preparação psicológica para os pais. No final deste período espera-se que os mesmos estejam