contribuições de wallon para a aprendizagem
O referente trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições de Henri Paul Hyacinthe Wallon, estudioso francês do século XIII, para Aprendizagem, onde suas ideias são constituídas a fim de compreender e contribuir para uma educação muito mais produtiva, focando na psicogênese da pessoa completa.
Segundo Wallon (2012), o processo de aprendizagem é dialético, ou seja, não é adequado usar verdades absolutas e sim melhorar as direções e possibilidades. Criador da teoria sobre o desenvolvimento humano, Wallon também elaborou ideias pedagógicas com base na psicologia. O desenvolvimento humano, para ele, baseia-se no meio em que uma pessoa está inserida, além dos aspectos afetivo, cognitivo e motor, onde sua integração se dá também pelo aspecto social.
Wallon cita a ação afetiva-emocional como o principal auxílio na aprendizagem infantil, e dentro da teoria Walloviana coloca-se como cognitivo comportamentista aquele como aspecto formativo social, em que fará toda a estrutura da criança em nível genético até o psicológico.
Desenvolvimento
Para Wallon não é possível separar mente, cérebro, movimento, ambiente e sociedade, pois estes influenciam de forma direta na formação do ser humano e na elaboração do seu conhecimento. Para ele, o conhecimento começa a ser construído quando a criança ainda esta no útero da mãe, no momento da formação de seu cérebro. (GHEDIN, 2012).
A criança que está sendo formada reconhece a voz da mãe e reage a ela, indicando que o cérebro já começou as suas atividades neurais e por consequência as conexões cognitivas já estão se formando. (GHEDIN, 2012).
A sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento. Wallon levou não só o corpo da criança, mas também suas emoções para dentro da sala de aula. (GHEDIN, 2012).
Ele fundamentou suas ideias nos elementos