Contribuição de Tocqueville para ciência política
1 Introdução
Alexis de Tocqueville nasceu em 1805 e faleceu em 1859 aos 54 anos de idade.
Foi um aristocrata que pertencia à família nobre do antigo regime absolutista. Cresceu em meio à Revolução Francesa e presenciou grandes transformações políticas e sociais.
Tocqueville escreveu grandes obras durante sua vida: Da Democracia na América que ajudou a compreensão do poder e da grandeza dos Estados Unidos, O Antigo Regime e a Revolução onde fazia uma analisa do antigo regime antes da Revolução
Francesa investigando as causas que levaram à revolução. E outras obras como: Da
Colonização da Argélia e Lembranças de 1848.
2 Contexto Histórico
A França era a maior de todas as monarquias absolutista europeias. O rei controlava a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião. Havia uma pirâmide social, onde em primeiro lugar estava o clero, que não pagava os impostos, em segundo lugar, a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam em condições luxuosas. E em um terceiro lugar, os demais tais como: trabalhadores, camponeses e burguesia que sustentava a sociedade com o pagamento de altos impostos.
A Revolução Francesa foi então um processo revolucionário, que derrubou o regime absolutista comandada pelo rei Luis XVI, trazendo uma serie de transformações para a França, tais como: garantir direitos iguais aos cidadãos e a participação política para o povo. Após a revolução, há uma onda de opiniões formadas pelos girondinos à direita (conversadores, representado pela alta burguesia) queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. E os jacobinos à esquerda (a favor de uma revolução, representada pela baixa burguesia) que defendiam uma maior participação popular no governo.
Tocqueville nasce após a Revolução Francesa, e mesmo não a presenciando, pode aprender a partir dos estudos iluministas. Vivenciou o Império Napoleônico, que
formulou