Os três pensadores
Teoria:Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.
As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
Milton Friedman foi um dos mais importantes e influentes economistas do século XX. Nasceu na cidade de Nova York (Estados Unidos) em 31 de julho de 1912 e faleceu na cidade de São Francisco (Estados Unidos) em 16 de novembro de 2006.
Foi fundador da Escola Monetarista de Chicago. Foi um dos principais defensores do liberalismo econômico e um dos idealizadores do neoliberalismo. Foi também professor de economia na Universidade de Chicago. Por suas realizações e estudos nas áreas de análise de consumo e teoria monetária, recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 1976 e trabalhou também como investigador no Gabinete Nacional de Investigação Econômica (EUA).
Alfred Marshall foi um economista britânico, nascido em 1842 Bermondsey, Londres, Reino Unido e falecido em 1924 Cambridge, Reino Unido, foi professor em Cambridge onde teve Keynes por