três os principais pensadores clássicos da Sociologia, a saber; Marx, Durkheim e Weber
Para Durkheim, a sociedade, como um todo, organiza, condiciona e controla as nossas ações individualmente, assim desde que nascemos aprendemos a seguir normas e regras que nos são impostas pela sociedade, que impõem punições a quem não obedeça aos limites sociais.
Nossos limites sociais são impostos pelas instituições e não derivados de nos mesmos, ou seja, somos moldados conforme a necessidade da sociedade para o bem da vida em comum com devida harmonia, e qualquer alteração no meio todos nos sentiremos os efeitos impostos sejam eles bons ou ruins.
Max Weber analisa a sociologia dos fatos sociais e às relações entre as classes, ao contrário de Durkheim que achava que o indivíduo está submetido às regras impostas pela sociedade este acha que a coletividade, depende do comportamento de cada indivíduo com o seu semelhante, então cada ação social praticada tendo como orientação a ação do outro, refletirá na sociedade.
Lembrando que nem toda ação será uma ação social, pois está só existe quando o indivíduo interage com outro indivíduo, seja de forma tradicional derivada dos nossos costumes e hábitos, da afetiva determinada por afetos ou atitudes sentimentais, racional com relação a valores, determinada pela crença e o consciente num valor considerado importante, racional com relação a fins, determinada pelo cálculo racional.
As ações serão de acordo com a necessidade e o consciente de cada indivíduo, e como muitos destes estabelecem um sentido, estas instituições se mantém através desta conduta;
Marx; não prioriza o indivíduo e suas motivações, e nem a relação social que no seu ponto de