A moeda - Avaliar e entender as formas da moeda e dos Pagamentos
Professor: Paulo Mauger
Atividade: MOEDA
Objetivo da Atividade:
Avaliar e entender as formas da moeda e dos pagamentos.
1. Conhecendo a origem e as funções da moeda, apresentar a opinião do grupo quanto à(s) forma(s) futura(s) da moeda. Usar a metodologia de tempestade de ideias (brainstorming) para criar o maior número possível de possibilidades (dinheiro virtual, escambo, Matérias primas vitais etc.).
R:Conforme discutido pelo grupo há quem aposte no retorno do escambo, e ainda há quem pense na troca de matérias-primas virtual, mais concluímos que a tecnologia é o futuro e o dinheiro virtual já existe isto é os cartões de crédito, débito, os cartões inteligentes e ainda os cartões pré-pagos que aceitam recarga. A telefonia móvel caminha nesse sentido, utilizando os smart fones, iPhones, e ou sistemas operacionais completos para estes pequenos móveis, fazendo a suas transferências com a maior comodidade e segurança, o dinheiro de papel terá uma grande redução em seu movimento.
2. Pesquisar sobre o sistema de pagamentos brasileiro desenvolvido pelo Banco Central e responder. Quais as vantagens? Explicar: porque o sistema foi desenvolvido? Citar as tendências de melhoria em Comparação com os sistemas de outros países.
R: as principais vantagens são as transferências imediatas da conta de um cliente num banco, para a conta de outro noutro banco no mesmo dia, agilidade, deixando os recursos disponíveis com a máxima brevidade e um cliente satisfeito.
Segurança e confiabilidade; redução de risco de crédito nos pagamentos que são irreversíveis, (Ex: cheques, não podem ser devolvidos por falta de fundo). Alto grau de automação e eficiência, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos de liquidação de obrigações, em substituição aos instrumentos baseados em papel.
A moeda tende a se tornar num produto virtual e eletrónico substituindo a atual moeda física.
A unificação da moeda