literacia financeira
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
ENSINO BÁSICO
ENSINO SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS
REFERENCIAL de EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Índice
INTRODUÇÃO
5
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
13
1º CICLO ENSINO BÁSICO
17
2º CICLO ENSINO BÁSICO
23
3º CICLO ENSINO BÁSICO
29
ENSINO SECUNDÁRIO
37
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS
45
REFERENCIAL de EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Introdução
A Educação Financeira, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico
(OCDE) (2006)1, é o processo pelo qual os consumidores financeiros melhoram a sua compreensão dos produtos e conceitos financeiros e desenvolvem capacidades e confiança para se tornarem mais atentos aos riscos e oportunidades financeiras, tomarem decisões refletidas, saberem onde se dirigir para obter ajuda e adotarem comportamentos que melhorem o seu bem-estar financeiro.
Os cidadãos, enquanto consumidores, são regularmente confrontados com a tomada de decisões sobre finanças pessoais. Nos últimos anos, estas decisões tornaram-se progressivamente mais difíceis devido ao aumento da complexidade e diversidade dos produtos e serviços financeiros, ao mesmo tempo que o acesso a estes produtos é cada vez mais generalizado. Face a esta realidade, é importante que os consumidores adquiram conhecimentos e desenvolvam capacidades de natureza económica e financeira que lhes permitam fazer as opções mais corretas.
2
Segundo Orton (2007) , a literacia financeira consiste nos conhecimentos específicos relacionados com assuntos monetários, económicos ou financeiros, e nas decisões que o indivíduo é capaz de tomar sobre estes assuntos. A literacia financeira está, assim, ligada à capacidade de ler, analisar, gerir e comunicar sobre a condição financeira pessoal e à forma como esta afeta o seu bem-estar material. Inclui também a capacidade de decidir entre escolhas financeiras, discutir assuntos financeiros e monetários sem