relatório de teor de lipídeos, umidade e cinzas da farinha de soja
Este trabalho consiste nos relatórios das aulas praticas da disciplina de Bromatologia, que consiste em uma função de analisar os alimentos de forma detalhada, ou seja, sua composição química, seu valor nutricional, seu valor energético, suas propriedades físicas e químicas, quais são seus efeitos no organismo, verificar se estes alimentos estão contaminados com elementos tóxicos (arsênio, mercúrio, chumbo, etc.), se contém aditivos, e qualquer outra substância que pode alterar a qualidade do alimento. A bromatologia atua em vários segmentos desde o controle de qualidade dos alimentos, até o armazenamento dos mesmo.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAL
Avaliar os métodos bromatologicos com farinha de soja .
2.2 ESPECÍFICOS
Determinação de Umidade, Cinzas, e lipídios da farinha de soja .
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 Determinação de Umidade
Algumas características como a estabilidade, qualidade e composição estão relacionados com a umidade de um alimento que pode ser afetada pelos seguintes itens:
Estocagem; o excesso de umidade na estocagem de alimentos acelera o processo de deterioração.
Embalagem; alimento com umidade excessiva pode ter sua deterioração acelerada caso as embalagens sejam permeáveis à luz e ao oxigênio. (CECCHI, 2007)
Processamento; é importante verificar a quantidade de água no processamento dos alimentos. (CECCHI,2007)
A análise de umidade em um alimento é uma das análises mais importantes e mais utilizadas, porém até o momento não existe nenhum método que seja ao mesmo tempo exato, preciso e prático. Isso se deve a algumas dificuldades encontradas como a separação incompleta da água do produto, decomposição do produto com formação de água além da original, perda das substâncias voláteis do alimento que serão computadas como peso em água. (CECCHI,2007).
A água pode estar presente no alimento em três formas diferentes:
Água livre: está presente nos espaços intergranulares e entre os poros do material. (CECCHI,2007).
Água