A sociologia como uma ciência da sociedade. ciência social, teorias sociológicas e doutrinas.
Orson Camargo(
O conceito Sociologia foi criado pelo francês Auguste Comte em 1839. A própria etimologia da palavra revela a que se propõe o estudo sociológico. O termo Sociologia é formado pelo radical latino socio (refere-se à sociedade e implica o caráter empírico dessa ciência) e o radical grego logia (que lhe dá o aspecto teórico). Daí ser a Sociologia a ciência que se preocupa em criar teorias, generalizar o estudo sobre o homem em sociedade. Entendendo por sociedade um grupo de homens que vivem em interdependência.
O interesse da Sociologia remete ao estudo dos homens em formarem um determinado grupo, uma massa com o intuito de lutar, cooperar, imitar, divertir, mudar etc. um comportamento cultural ou mesmo a própria cultura.
A Sociologia é uma ciência empírica e como tal o seu fundamento encontra-se na observação. Entretanto, somente com observações não é suficiente para fazer um estudo sociológico, é necessário ordená-las e isso se faz de duas maneiras: 1. Comparando semelhanças e diferenças; 2. Bem como classificando os grupos específicos.
Desde os primórdios os homens observam a sociedade, os grupos e a maneira como os indivíduos vivem, mas a sistematização desse saber somente é edificada, a partir dos séculos XVIII e XIX. Nesses séculos surge uma ciência voltada exclusivamente para as relações sociais, pois as preocupações dos pensadores anteriores eram, como disse L. von Wiese, “política, em que não existe distinção suficiente entre Estado e a sociedade, ou ética em vez do conhecimento empírico do social em si mesmo."
Sua origem se dá no século XVIII tendo, como fundadores, o abade de Saint-Pierre e GianBattista Vico. Ambos, - viam um progresso na história. Essa idéia influenciou vários pensadores em diversos países europeus.
Com o despertar do século XIX, surgem condições que influenciam decisivamente o nascer da sociologia: 1. as ciências naturais