Contribuição de David Teece para a estratégia organizacional
O artigo Profiting from technological innovation, de David Teece, originalmente publicado em 1986 pela revista Research Policy, fui selecionado pelos editores do periódico como os melhores artigos publicados no período 1971 a 1991. Em 2006 a mesma revista publicou número especial em comemoração aos 20 anos do artigo no qual autores como Nelson Winter, Dosi, Pisano, entre outros, analisam as contribuições de Teece para entendimento do processo inovativo e temas correlatos.
O artigo é considerado uma contribuição clássica ao tema da apropriabilidade, apesar da análise de Teece estar muita mais voltada para questões práticas da organização econômica das estratégias de negócios.
Teece conseguiu identificar questões chave para o entendimento dos fatores que influenciam a distribuição dos lucros decorrente de introdução de inovações. Isso contribuiu também para a compreensão de aspectos teóricos da apropriabilidade.
Segundo o artigo de Teece, nada garante que a firma inovadora (a primeira a comercializar um novo produto ou processo no mercado), será capaz de se apropriar da maior parcela dos lucros propiciados pela inovação. Há inclusive vários casos de imitadores diversos que conseguem manter a sua fatia de mercado, ou até ampliar essa fatia de mercado, mesmo que essa inovação alcance o sucesso esperado no mercado.
O artigo propõe partindo de uma constatação empírica buscando entede-la ao identificar os “mecanismos de funcionamento” que levam a realidade ser o que é: Se existem tantos casos em que imitadores e outros concorrentes lucram mais com a inovação que o próprio inovador, é necessário explicar os fatores que determinam quem ganha com a inovação sem assumir a priori que devesse ser o inovador e atribuir qualquer resultado diferente à um desvio ou falha.
Teece trabalhou na teoria que existem três conjuntos de fatores