Contribui es dos professores na forma o de leitores
5.1 Importância da leitura na sala de aula.
O constante desinteresse pela leitura não só atinge o ensino básico, mas grande parte dos brasileiros, criar o hábito de ler é ato que exigem muito da dedicação dos professores.
Muitos não conseguem interpretar os textos dentro do contexto.
Os alunos sentem-se na obrigação de preencher fichas de leitura, se tornando algo árduo.
Infelizmente a não leitura tem sido o reflexo da maioria dos alunos.
Pennac (1998, p23), sintetiza bem essa reflexão, a visão do aluno em geral, diante da obrigação de uma leitura. ´´[...] um livro é um bloco contundente um bloco da eternidade, e materialização do tédio´´. Muitos professores ainda utilizam métodos mecanizados, quando deveriam mostrar a leitura de forma aprazível.
Há preocupações em gerar debates, pesquisas, e estudos, para modificar as falhas na educação.
Mas antes de tudo o professor tem que ser apaixonado pela leitura, para fundamentar o intelectual dos alunos.
Desenvolver uma pratica pedagógico influenciando o cultivo e o desejo de ler, e dar um suporte eficiente para o esforço do intelectual dos alunos.
A necessidade da leitura, o despertar do prazer, estimulará o desenvolvimento das competências leitoras no âmbito escolar, e social. ´´ A pratica da leitura deve se assemelhar dentro e fora da escola ´´(VELLAGIO 1999,p50).
Ler e compreender terá uma significância para vida e para o trabalho.
Sensibilizar a responsabilidade de ser ler estará formando leitores critico, é possível mostrar a ligação da leitura com questões econômicas, sociais e culturais.
A criação de situações em sala de aula, para que se possam ler várias vezes beneficiará a absorção do conteúdo demonstrando uma fonte inesgotável de informação e novos conceitos.
Para a formação é preciso um trabalho que abrange diferentes disciplinas. Proporcionando aprender a aprender.
De acordo com Kuenzer (2002.p 101):
A leitura, a escrita e a fala não tarefas