contração e relaxamento muscular
Neste trabalho abordaremos a morfologia da contração e do relaxamento muscular.
Para gerar movimento os músculos precisam realizar um trabalho envolvendo a contração e relaxamento muscular. Assim, durante a realização de um movimento, enquanto alguns músculos se contraem outros relaxam.
Basicamente durante a contração de um músculo observamos certa “diminuição no seu tamanho” enquanto que durante o seu relaxamento, observamos um “aumento no tamanho” do músculo.
Na contração muscular o processo fisiológico característico das fibras musculares, corresponde a capacidade de gerar tensão com a ajuda de um neurônio motor. O estímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retículo sarcoplasmático (um conjunto de bolsas membranosas citoplasmáticas onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação de actina, permitindo que se ligue a miosina, iniciando a contração muscular.
Já o termo relaxamento muscular designa o fenômeno fisiológico de distensão da musculatura que ocorre tanto naturalmente, como após uma contração muscular, quanto por ação de medicamentos. O relaxamento muscular também pode ser obtido através da prática de uma técnica de relaxamento.
MORFOLOGIA DA CONTRAÇÃO E DO RELAXAMENTO MUSCULAR
Os músculos são os tecidos responsávei pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, o coração ou o intestino.1
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial