Estudo Dirigido - Músculo Esquelético.
1- Quais são os tipos de tecido muscular? Cite características de cada tipo de tecido muscular.
R: TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO: Miócitos Longos, multinúcleados(núcleos periféricos), miofilamentos se organizam em estrias longitudinais e transversas. Contração rápida e voluntária.
TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO: Miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais, células alongadas, irregularmente ramificadas, que se unem por estruturas especiais: discos intercalares. Contração involuntária, rigorosa e rítimica.
TECIDO MUSCULAR LISO: Miócitos Longos, mononucleados e sem estrias tranversais. Contração involuntária e lenta.
2- Abaixo está uma figura do sarcômero. Cada número corresponde a um componente do sarcômero. Correlacione as estruturas com seus respectivos nomes, presentes na coluna abaixo da figura.
R: 1- Discos Z, 2- Linha M, 3- Zona H, 4- Banda A, 5- Banda I, 6- Actina, 7- Miosina.
3- Explique o Mecanismo da contração e do relaxamento do músculo esquelético,
R: Contração: o impulso nervoso atinge o botão sinaptico e libera acetilcolina > acetilcolina se combina com os receptores colinérgicos na célula muscular > a membrana da célula muscular se despolariza > a despolarização leva a liberação de íons cálcio do retículo sarcoplasmatico para o sarcoplasma > íons cálcio formam complexo com as proteínas contrateis > os filamentos de Actina/Miosina se contraem, levando à um encurtamento do sarcomêro > muitos sarcômeros contraindo-se juntos levam a contração de todo o músculo
Relaxamento: após a flexão da cabeça da miosina, será ligado uma molécula de ATP que desfará as pontes cruzadas. Essa molécula de ATP será quebrada em ADP e Pi pela enzima ATPase. Ocorre um influxo de cálcio de volta para o retículo sarcoplasmatico, dando fim a contração.
4- Quais são os tipos de fibra muscular do músculo esquelético ?
R: Fibras de Contração Lenta (Tipo 1), Fibras de Contração Rápida Oxidativa (Tipo 2A),