Musculo Esqueletico Estudo Dirigido
1. Cite características do músculo esquelético.
Os músculos esqueléticos estão presos ao esqueleto. São fribras longas, multinucleadas, estriadas e cilíndricas. Sua contração inicia-se a partir de impulsos nervoso nos motoneurônios. A contração é voluntária, porém, pode ser involuntária com o reflexo.
2. Descreva a organização do músculo esquelético.
Constituídas por tendões, que fixam o músculo aos ossos. Músculos, compostos por fascículos, que são compostos por fibras agrupadas. A fibra muscular, composta por miofribilas agrupadas e as miofribilas, que são compostas por sarcômeros.
3. Quais são as membranas de tecido conjuntivo que envolvem as estruturas musculares?
Epimísio, Perimísio e Endomísio.
4. Explique a estrutura da fibra muscular (miócito).
Possui Sarcolema – membrana plasmática da célula muscular. Essa membrana possui Túbulos T, invaginações do sarcolema. Constituída também por Sarcoplasma – Citoplasma da fibra muscular. Que possui Miofibrilas, Mitocôndrias e Retículo sarcoplasmático.
5. Quais são os filamentos protéicos das miofibrilas? Explique.
Filamentos grossos – Miosina – Formada por um par de cadeia pesada e por cadeia leves. Essas cadeias pesadas se envolvem mantendo a terminação separada. Em cada terminação, ocorre a associação de 2 cadeias leves para formar a cabeça globular de miosina. Já a cadeia leve, possui atividade ATPase.
Filamentos finos , constituída por: Actina – Proteína globular; Possui sítios de ligação com miosina. Tropomiosina – Proteína filamentosa, que recobre os sítios de interação com a miosina. Troponina – Complexo de 3 proteínas globulares : Triponinas T- que une troponina à tropomiosina. Troponinas I – Junto a tropomiosina inibe a interação actina- miosina. Troponinas C: interage com o Ca2+, deslocando a tropomiosina e permitindo a interação da miosina com a actina.
6. Defina sarcômero e explique a disposição dos filamentos finos e grossos nesta estrutura.
Sarcômero é uma