Pesquisa social
Sabemos que atualmente o Brasil há um arcabouço jurídico que regulamenta todo ação de planejamento. É de acordo com o entendimento de planejamento estratégico que iremos aqui expressar com base em analise institucional como se dá e se desenvolve esse processo que afeta as populações necessitadas.
Primeiramente é mister trazer uma breve conceituação sobre o que seria planejamento estratégico sendo como um processo contínuo e permanente de pensar o futuro desejado, através de uma visão global, ampla e de longo alcance. Visando determinar a direção que organização irá conseguir para alcançar objetivos válidos de longo prazo e definir o rumo e a direção geral dos esforços e dos recursos disponíveis, com base nas análises dos contextos ambientes internos e externos. Assim, é que retrataremos de forma exemplificada como se desenvolve esse processo dentro da instituição pública FUNASA- Fundação Nacional de Saúde.
A FUNASA foi instituída pelo decreto nº 100 de 16 de Abril de 1991, de acordo com o artigo 1º “é uma instituição pública, vinculada ao Ministério da Saúde com jurisdição em todo território nacional, sede e foro no distrito federal e prazo de duração indeterminado”. Tem por finalidade promover e executar ações e serviços de saúde pública. A FUNASA é um órgão que é resultado de vários segmentos da saúde que