Pesquisa social
No primeiro momento fazer pesquisa é para produzir conhecimento, e acima de tudo proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população, mas não basta apenas pesquisar por pesquisar sem trazer nenhuma relevância para a sociedade. Principalmente, no que diz respeito às Ciências Sociais que em seu nome já condiz o que deve ser tratado, o social. Nas pesquisas podemos utilizar métodos quantitativos e/ou qualitativos, alguns fatores são extremantes relevantes para qualquer pesquisa primeiro o contexto histórico deve ser lembrado durante o trabalho.
A pesquisa tem uma importância ímpar para a formação profissional, há uma intensificação em compreender a realidade social e as demandas que estavam postas. Com isso, o serviço social procura se envolver com a elaboração teórica, passando a pesquisa a integra a dimensão prática da profissão passando a ser um elemento essencial na formação (teórico- metodológico) profissional.
Pesquisa Social
Definição
A pesquisa Social tem por objetivo descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos. Permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.
O conceito de pesquisa aplica-se às investigações realizadas no âmbito das mais diversas ciências sociais, incluindo Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Psicologia, Economia, etc.
Finalidades da pesquisa
A pesquisa pura busca o progresso da ciência, seu desenvolvimento tende a ser bastante formalizado e objetivo a generalização, com vistas na construção de teorias e leis.
Níveis de pesquisa
Pesquisa social: tem um objetivo especifico. Contudo é possível agrupar mais diversas pesquisas em certos números de grupamentos amplos. Assim, Duverger distingue três níveis de pesquisa: descrição, classificação e aplicação. Já Selltizet al classificam as pesquisas em três grupos: estudos exploratórios, estudos descritivos e estudos que verificam hipóteses casuais.
Pesquisas exploratórias
Tem por objetivo