Pesquisa social
3.1 DEFINIÇÃO
Pode-se definir pesquisa como o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos.
Pode-se definir pesquisa social como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.
Realidade social é entendida envolvendo todos os aspectos relativos ao homem em seus múltiplos relacionamentos com outros homens e instituições sociais.
3.2 FINALIDADES DA PESQUISA
Pode-se falar em pesquisa pura e em pesquisa aplicada.
A pesquisa pura busca o progresso da ciência, procura desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas. Seu desenvolvimento tende a ser bastante formalizado e objetiva a generalização, com vistas na construção de teorias e leis.
A pesquisa aplicada apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, pois depende de suas descobertas e se enriquece com seu desenvolvimento; todavia, tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos.
É este tipo de pesquisa a que se dedicam os psicólogos, sociólogos, economistas, assistentes sociais e outros pesquisadores sociais.
3.3 NÍVEIS DE PESQUISA
Cada pesquisa social, naturalmente, tem um objetivo específico. É possível agrupar as mais diversas pesquisas em certo numero de grupamentos amplos. Duverger (1962) distingue três níveis de pesquisa: descrição, classificação e explicação. Selltiz et al (1967) classificam as pesquisas em três grupos: estudos exploratórios, estudos descritivos e estudos que verificam hipóteses causais. Esta ultima é a mais adotada na atualidade.
3.3.1 PESQUISAS EXPLORATÓRIAS
As pesquisas exploratórias têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formulação de